COMO FUNCIONA O TRÂNSITO DO CANAL DO PANAMÁ

Por: Primeira Oficial Georgia Spiandorello

O canal do Panama foi concluído em 1914, ele liga o oceano Atlântico ao Pacífico. A construção do canal iniciou-se em 1881 quando a área ainda pertencia a Colombia, contudo o obra foi abandonada em razão das dificuldades para manutenção além de um surto de malária.

Em 1904 os EUA compraram os direitos para a continuidade da construção do canal em troca de apoio ao movimento de independência do Panamá. Assim passaram a articular a soberania definitiva sobre essa obra. Em 1914 o Canal do Panamá foi finalmente concluído.

Foi somente 60 anos depois que os EUA aceitaram renegociar o tratado perpétuo e em 1977 assinaram um acordo que prometia transferir a soberania do Canal para o governo do Panamá no anos de 1999. Em contrapartida o Panamá assegurou que os navios americanos tenham preferencia para transitar em casos de guerra.

O Canal tem 77,1km de comprimento, cada eclusa tem cerca de 300 metros de extensão e a parede central chega a 24 metros de altura, as portas são de aço maciço e contam com 2 metros de espessura e passam por essa obra gigantesca cerca de 14 mil embarcações por ano.

A cidade onde fica a “entrada”do Canal no lado Atlantico se chama Colón e a do lado Pacífico é a Cidade do Panamá. Nós cruzamos na direção Atlântico – Pacífico então falaremos nesse sentido, mas pode-se cruzar no sentido oposto também.

Partindo de Colón são 3 eclusas para subir até o Lago Gatun e 3 eclusas para descer até o oceano novamente, dessa vez, o Pacífico. O trânsito total nesse sentido leva em média 24hrs. As primeira 3 eclusas são feitas no primeiro dia, depois pernoita-se no Lago Gatun e no dia seguinte são percorridas as eclusas para descer.

Chegar no oceano Pacífico foi uma emoção, é difícil descrever a sensação, não é apenas cruzar um canal e cair em outro oceano, é a reafirmação de um propósito, o comprometimento, um oceano de possibilidades se abre para nós. Como navegadores é um marco significativo.

Mas vamos aos detalhes:

Trânsito do Canal do Panamá – Dia 1

No dia do seu trânsito dirija-se para a ancoragem “the flats”, no nosso caso foi agendado para o prático chegar no Unforgettable as 17hrs. Já estávamos ancorados lá então permanecemos no mesmo lugar, caso você esteja chegando, ancore entre as bóias amarelas e avise a Estação Cristobal Signal, no Canal 12 do VHF, que você está chegando no “the flats”. Permaneça no canal 12 e aguarde pelo seu prático.

Uma vez com seu prático a bordo será ele quem vai passar todas as instruções e te dizer exatamente o que tem que ser feito. Ele definirá a configuração em que os barcos cruzarão o primeiro conjunto de eclusas. Você pode ir ou amarrado a outros dois barcos, ou a contrabando de mais uma embarcação, junto de um rebocador, ou até mesmo sozinho, mas você só vai saber como será minutos antes de iniciar o trânsito, e mesmo assim ainda pode mudar até o último momento.

IMG_0230~photo.jpg

Nesse dia você subirá as 3 primeiras eclusas até o Gatun Lake. Durante todo o percurso o prático ficará passando as instruções de como a tripulação deve proceder, ele não assume o leme e tampouco qualquer outra função a menos que seja extremamente necessário. Ele é uma espécie de conselheiro e vai indicando o que cada um deve fazer e quando.

Passadas as 3 eclusas chegamos ao Lago Gatun, os práticos dão as instruções para amarrar o veleiro a uma poita enorme, é ai que você vai pernoitar,  eles deixam a embarcarão (uma lancha do Canal vem buscar eles) para retonar no dia seguinte.

 

Lembre-se qualquer noite extra que você tiver que  pernoitar no Canal do Panamá, por qualquer razão, são em torno de USD 500,00 a mais.

Trânsito do Canal do Panamá – Dia 2

No segundo dia outro prático, ou o mesmo, virá a bordo entre 6h e 8h da manhã. No nosso caso as 7hrs estavam pontualmente  a bordo do Unforgettable. Você então inicia uma motorada pelo Lado Gatun, o cenário é bonito e o trânsito de navios pode ser bem intenso. São cerca de 25 milhas até a primeira eclusa (Eclusa de Pedro Miguel), onde começa a descida para Oceano Pacífico. Depois dessa serão mais duas eclusas, as Eclusas de Miraflores. Saímos da última eclusa cerca de 14:30.

IMG_0262~photo

 

Nessa segunda etapa fomos a contrabordo de um Iate e um navio enorme atrás da gente. Ao entrar na última eclusa o navio que vem atrás empurra tanta água nas justas eclusas que o Unforgettable foi arrastado e ficou muito difícil de controlar o leme. Fique atento e deixe seus Line handlers preparados, muitas pessoas já danificaram seus barcos nessa última etapa. Nós chocamos o Unforgettable com o Iate a contrabando e tivemos um pequeno dano do gel do casco, nada grave. Para entender melhor assista ao nosso episódio da Travessia do Canal do Panamá no Youtube:

 

Oceano Pacífico

Depois de cruzar a última eclusa você estará oficialmente no Oceano Pacífico, Parabéns, você conseguiu! Agora é hora de desembarcar o prático, geralmente a lancha que os trouxe vem buscá-los no Balboa Yacht Club.

Você tem diferentes opções para ancorar na Cidade do Panamá, tem poitas no Balboa Yatch Club, vagas no pier na Marina Flamenco ou La Plaita. E também duas ancoragens, uma na frente da La Plaita Marina (foi onde ficamos e recomendamos) e outra no outro lado chamada Las Brisas.

IMG_0336~photo        IMG_0279~photo

Bem Vindo ao Pacífico!

Hora de receber sua caução de volta.

O prazo informado pelo Canal para retornar sua caução é de até 3 semanas. Quando você faz com um agente geralmente ela não é necessária.

No nosso caso o dinheiro retornou a nossa conta em 2 semanas.

Se você precisar pode entrar em contato com o  Accounting Department no +507-272-7857 para saber o status do seu processo de devolução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s