COMO CRUZAR O CANAL DO PANAMA SEM UM AGENTE

Por: Primeira Oficial Georgia Spiandorello

Esse ano, em Março cruzamos o Canal do Panamá com o Unforgettable 3 do lado Atlântico para o Pacífico. Foi uma experiência incrível, mais legal que eu imaginava, ver as comportas se enchendo e aqueles portões enormes abrindo, cruzar de um Oceano para outro através de uma obra monumental feita pelo homem ficará para sempre na minha memória.

Agendar o trânsito do Canal do Panamá sem um agente é mais fácil do que parece, ainda mais se você compreende e fala um pouco de Espanhol. Nós acabamos indo na onda e acreditamos que também precisaríamos de um agente, pois seria muito trabalhoso,  teríamos que ir no escritório do Canal muitas vezes, enfim, um monte de suposições que acabaram não se mostrando verdade. Quando percebemos que o agente cobraria muito mais e não aceleraria o processo, resolvemos cancelar e fazer por nós mesmo. E nesse post contaremos em detalhes como você pode fazer também.

Vamos aos passo a passo para cruzar o Canal sem um Agente: 

 

DSC02704-2

  • Depois disso você deve ligar para o Admeasurer’s Office confirmar que receberam seus documentos e agendar uma data para um inspetor do canal medir seu barco. Ligar para: +507 443-2298 (Atlântico) ou +507 272-4571 (Pacífico). Isso pode ser feito um pouco após enviar o e-mail. No nosso caso a data de medição foi cerca de 4 dias depois da entrada dos papéis.

* Você pode reservar um vaga na Shelter Bay Marina (única marina na região) para o inspetor medir o barco ou pode ficar ancorado, o local de fundeio se chama “the flats”. A marina é cara e a ancoragem é bem balançada, então vai um dica importante: vá para Shelter Bay só depois de ter a data da medição definida, você vai querer ficar lá o mínimo de tempo possível.

  • Na data agendada o Inspetor virá ao seu barco, tirará as medidas necessárias, qualquer área do barco conta, por ex: targa, bote pendurado no turco, gurupés, ancora. Ele vai conferir se o barco tem condições de cruzar o Canal, para isso precisa ter quatro cunhos (dois na proa e dois na popa), ser capaz de manter uma velocidade mínima de 5 nós constantes e ter uma buzina independente (pode ser de mão). Ele vai preencher diversos formulários com você, colher algumas assinaturas, te entregará um número do Canal do Panama que vale para sua embarcação, então toda vez que esse mesmo barco cruzar o canal usará esse mesmo número. Além disso vai te entregar um papel com várias informações (explicando que precisam ser servidas refeições para os práticos, precisa ter uma área com sombra para os práticos, sobre o pagamento e outras infos úteis).
  • Com as medidas do barco já é possível calcular o preço do trânsito do canal.

Seguem os preços:

canal p.jpg

Feito isso o Inspetor entregará uma fatura para você fazer o pagamento do valor total.

No nosso caso foram USD 1.875,00.  Ficamos dentro da categoria até 50 pés. Então o valor para cruzar foi USD 984,00 + a caução de USD 891,00 (no caso de fazer sem agente) essa última é devolvida depois de alguns dias do trânsito do Canal.

  • Com a fatura em mãos, seguir para o Citibank de Colón para realizar o pagamento. Nós fomos fazer o pagamento no mesmo dia que o Inspetor esteve no barco, assim que ele saiu. Colón não é uma cidade muito segura então seja cauteloso ao andar com essa quantia toda de din din em mãos, sugiro pegar um taxi até o banco.
  • Pagamento feito, após as 18h do mesmo dia você já pode entrar em contato pelo +507 272-4202 para saber a sua data de trânsito. No nosso caso foram 7 dias após o pagamento. Ai é só esperar ansiosamente a data chegar…

* De Novembro a Março é considerada alta temporada no Canal então os agendamentos podem ser mais demorados que em outras épocas, conhecemos velejadores que cruzaram em Agosto e tiveram a data de trânsito agendada para 3 dias após a medição. Você também pode medir e agendar para 15-20 dias depois e aproveitar San Blás enquanto espera, só tenha em mente que a medição é válida por 60 dias, se você não cruzar dentro desse prazo terá que fazer todo processo novamente.

DSC02468-2     DSC02549-2

  • Um dia antes da sua data para cruzar ligue para o escritório de agendamento no +507 272-4202 para reconfirmar sua data e o horário que deverá estar esperando no “the flats”.

IMPORTANTE: 

Para cruzar o Canal você vai precisar de 4 cabos com 125 pés de comprimento cada e defensas grandes. Você pode alugá-los, geralmente já oferecem o pacote completo com cabos e defensas (ou pneus). Nós alugamos com o Ariel por USD 140,00 os cabos + defensas + taxa para entregar e buscar no Unforgettable.

Você vai precisar também de pelos menos 5 pessoas a bordo, o comandante da embarcação e mais 4 line handlers (um para cada cabo). Mesmo que seu barco vá em outra configuração (que não amarrado a mais dois veleiros) é necessário ter os 5 pois a configuração pode mudar a qualquer momento. Muitas vezes ela é decidida na hora de cruzar mesmo, como foi o nosso caso. Se você não tiver essa tripulação a bordo você pode chamar amigos, perguntar para outros velejadores (muita gente quer ter essa experiência antes de cruzar com seu próprio barco) ou contratar line handlers profissionais por cerca de 100 usd por pessoa.

DSC02616-2

Acompanhe o próximo post para saber como funciona o Trânsito do Canal.

Para mais detalhes assista nossa preparação e travessia do canal no nosso canal do Youtube: www.youtube.com/unforgettablesailing

Se esse post foi útil para você ou esclareceu suas dúvidas deixe um comentário aqui embaixo.

 

 

Anúncios

20 comentários em “COMO CRUZAR O CANAL DO PANAMA SEM UM AGENTE

  1. Muito legal a explicação!!! É disso que os velejadores Brasileiros navegando pelo mundo precisa. Informação clara, completa e correta! Parabéns! Bons ventos!

    Curtir

      1. Muito bom Georgia, adorei. Já sabíamos que poderia ser feito sem o agente, mas bem nessa é otimo ter a experencia de vcs aqui relatada.
        Vamos usar quando chegar nossa vez.
        Bjooo bom cruze⛵⛵

        Curtir

  2. Parabéns pela preocupação com os colegas velejadores que futuramente pretendem passar pela Canal… muito boa a explicação.
    Tenho acompanhado cada episódio no you tube…. bons ventos!!

    Édison

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s